quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Como Prevenir o Câncer através da Alimentação

Gente, todo o conteúdo passado aqui foi retirado do site do INCA.

Muitos componentes da alimentação têm sido associados com o processo de desenvolvimento do câncer, principalmente câncer de mama, cólon (intestino grosso) reto, próstata, esôfago e estômago.


ALIMENTOS QUE, CONSUMIDOS REGULARMENTE DURANTE LONGOS PERÍODOS DE TEMPO, FORNECEM AMBIENTE FAVORÁVEL AO CRESCIMENTO DE UMA CÉLULA CANCEROSA:


Ricos em Gorduras
Carnes vermelhas,
Frituras,
Molhos com maionese,
Leite integral e derivados,
Bacon,
Presuntos,
Salsichas,
Linguiças,
Mortadelas,
Hambúrguer, dentre outros
Ricos em nitritos e nitratos
Salsichas,
Picles,
Embutidos e enlatados em geral
Ricos em alcatrão
Carnes de churrasco,
Peito de peru defumado,
Alimentos defumados



NITRITOS E NITRATOS
São agentes cancerígenos e são usados para conservar alguns tipos de alimentos, como picles, salsichas e outros embutidos e alguns tipos de enlatados, se transformam em nitrosaminas no estômago. As nitrosaminas, que têm ação carcinogênica potente, são responsáveis pelos altos índices de câncer de estômago observados em populações que consomem alimentos com estas características de forma abundante e freqüente. Já os defumados e churrascos são impregnados pelo alcatrão proveniente da fumaça do carvão, o mesmo encontrado na fumaça do cigarro e que tem ação carcinogênica conhecida. 


Os alimentos preservados em sal, como carne-de-sol, charque e peixes salgados, também estão relacionados ao desenvolvimento de câncer de estômago em regiões onde é comum o consumo desses alimentos.
Antes de comprar alimentos, compare a quantidade de sódio nas tabelas nutricionais dos produtos.


FIBRAS
Estudos demonstram que uma alimentação pobre em fibras, com altos teores de gorduras e altos níveis calóricos (hambúrguer, batata frita, bacon etc.), está relacionada a um maior risco para o desenvolvimento de câncer de cólon e de reto, possivelmente porque, sem a ingestão de fibras, o ritmo intestinal desacelera, favorecendo uma exposição mais demorada da mucosa aos agentes cancerígenos encontrados no conteúdo intestinal. Em relação a cânceres de mama e próstata, a ingestão de gordura pode alterar os níveis de hormônio no sangue, aumentando o risco da doença.


Atenção especial deve ser dada aos grãos e cereais. Se armazenados em locais inadequados e úmidos, esses alimentos podem ser contaminados pelo fungo Aspergillus flavus, o qual produz a aflatoxina, substância cancerígena. Essa toxina está relacionada ao desenvolvimento de câncer de fígado.


OBS: A aflatoxina pode ser percebida ao paladar com um sabor amargo, principalmente em amendoins de rua. Então, tome cuidado, se perceber um amendoim amargo cuspa-o na hora!!




PREVENÇÃO
Frutas, verduras, legumes e cereais integrais contêm nutrientes, tais como vitaminas, fibras e outros compostos, que auxiliam as defesas naturais do corpo a destruírem os carcinógenos antes que eles causem sérios danos às células. Esses tipos de alimentos também podem bloquear ou reverter os estágios iniciais do processo de carcinogênese e, portanto, devem ser consumidos com freqüência.

Hoje já está estabelecido que uma alimentação rica nesses alimentos ajuda a diminuir o risco de câncer de pulmãocólon, retoestômagoboca, faringe e esôfago. Provavelmente, reduzem também o risco de câncer de mama, bexiga, laringe e pâncreas, e possivelmente o de ovário, endométrio, colo do útero, tireóide, fígado,próstata e rim.



A tendência cada vez maior da ingestão de vitaminas em comprimidos não substitui uma boa alimentação. Os nutrientes protetores só funcionam quando consumidos através dos alimentos, o uso de vitaminas e outros nutrientes isolados na forma de suplementos não é recomendável para prevenção do câncer.

Vale a pena frisar que a alimentação saudável somente funcionará como fator protetor, quando adotada constantemente, no decorrer da vida. 



MUDE SEUS HÁBITOS HOJE! AUMENTE SEU CONSUMO DE FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES E REDUZA O CONSUMO DE FRITURAS, DEFUMADOS (até os "light") E CARNES.





Nenhum comentário:

Postar um comentário