quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Bolinhas de "Bis"

Deliciosa para dias frios! Principalmente se tiver crianças em casa!


Ingredientes

  • 1 barra (170g) de chocolate meio amargo sem leite
  • 1/2 pacote (100g) de biscoito maisena sem leite
Modo de Preparo
  1. Pique o chocolate, coloque em uma panela pequena e leve ao fogo baixo em banho maria. Mexa um pouco até derreter.
  2. Quebre os biscoitos grosseiramente com as mãos, nos menores pedaços que conseguir.
  3. Misture tudo, faça "bolinhas" com auxílio de 2 colheres de chá. Leve à geladeira para endurecer.

BOM APETITE!

BENEFÍCIOS DO CACAU
O chocolate é fabricado a partir do cacaueiro (Theobroma cacao L), uma planta nativa das florestas quentes e úmidas das terras baixas do México, da América Central e das bacias dos rios Amazonas e Orinoco. O nome científico da planta é de origem grega: Theo = Deus e broma = alimento. O nome cacau é de origem asteca: cacahuatl. Já o nome chocolate vem da bebida, tchocoatl, de origem maia, que já era consumida há mais de três mil anos.



O chocolate meio amargo aumenta a temperatura corporal, ajudando a esquentar no inverno. Além disso, é um alimento funcional, rico em polifenóis (fitoquímicos), em particular os flavonoides (catequinas e protocianidinas) [também presentes no chá verde!] que auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce.


Estudos comprovam que até 25g (4 quadradinhos) são benéficos para a saúde, inclusive para a circulação sanguínea podendo reduzir a pressão arterial e aumentar o colesterol HDL (bom).
Auxilia na produção da serotonina, substância produzida pelo organismo que é responsável pela sensação de prazer.



Porém, durante as etapas de processamento, são perdidos em média 70% dos flavonoides devido a reações bioquímicas responsáveis, em parte, pela redução do amargor e da adstringência, melhorando assim o desenvolvimento do sabor do chocolate. Ou seja, quanto menos processamento, mais amargo o chocolate, maior o teor de cacau, maior a concentração de flavonoides e mais benefícios para saúde.





Nenhum comentário:

Postar um comentário