domingo, 18 de setembro de 2011

Benefícios da Aveia

A última postagem foi feita com tanta pressa que até esqueci de colocar os benefícios da aveia na receita da panqueca. Mas para corrigir, descrevo aqui todos as alegações científicas encontradas até hoje a respeito da aveia (e olha que são muitas!).

Para começar sou uma fã da aveia!! Ela é um alimento funcional, barato, gostoso e prático. Encontrada em qualquer loja de produtos naturais e até em supermercados.


A aveia é um grão de cereal usado como alimento para humanos e animais, a aveia é membro do gênero Avena, da família Gramineae.

Os cereais comumente consumidos tem concentração protéica que varia de 6 a 18%. Os grãos de aveia têm um dos mais altos teores protéicos, com valores médios entre 15 e 20% e qualidade protéica considerada muito boa se comparada com outros cereais.

A qualidade protéica de um cereal é resultado de sua composição em aminoácidos e sua digestibilidade. É uma característica do perfil de aminoácidos deste cereal uma alta proporção de ácido glutâmico, com ácido aspártico, leucina (um dos aminoácidos do BCAA) e arginina (essencial para a produção de óxido nítrico o NO) também em altas concentrações. 

A aveia é considerada um alimento funcional. Mas o que é um ALIMENTO FUNCIONAL?

Alimento funcional é definido pela Secretaria de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde:
"Aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutritivas básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produza efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica".

Os alimentos funcionais se caracterizam por proporcionar efeitos fisiológicos benéficos, além do valor nutritivo inerente à sua composição química, podendo desempenhar um papel importante na redução do risco de doenças.

E por que ela é considerada FUNCIONAL?
Por 2 motivos. 


Primeiro: aveia reduz a constipação e contribui para o equilíbrio da flora intestinal, reduzindo as bactérias intestinais que fazem mal ao nosso corpo.


COMO ELA FAZ ISSO? A aveia é um prebiótico, pois possuí um carboidrato que não conseguimos digerir e fermenta em nosso cólon (intestino grosso), formando ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) que servem de "alimento" para as bactéria benéficas ali presentes. Sendo assim, os prebióticos alteram a microbiota intestinal reduzindo a atividade de outras bactérias e organismos patogênicos, além de melhorar a motilidade intestinal. Esse carboidrato que não digerimos é uma fibra alimentar chamada lactulose.


Segundo: A aveia reduz os níveis de colesterol total e LDL, contribuí para o equilíbrio da glicemia e aumenta a saciedade, sendo boa para pessoas com alterações no colesterol, diabéticos e com sobrepeso.


COMO ELA FAZ ISSOA aveia também possuí uma fibra solúvel chamada de beta glucana. A beta glucana é responsável por reduzir a absorção de glicose e colesterol, reduzir a velocidade do trânsito intestinal que aumenta a sensação de saciedade.


Porém, como todo alimento funcional, para ter os benefícios da aveia SEU CONSUMO DEVE SER DIÁRIO.
E no caso da aveia que é rica em fibras, DEVE-SE AUMENTAR A INGESTÃO DE ÁGUA.


A única restrição da aveia é para os CELÍACOS, pois é um cereal que contém GLÚTEN!


RECOMENDAÇÃO DE CONSUMO:

  • 3 colheres (sopa) de Farelo de Aveia OU
  • 4 colheres (sopa) de Flocos de Aveia (fino ou grosso)



Se você ainda está pensando: "mas será que este cerealzinho pode mesmo fazer isso tudo?" Tenho um vídeo AQUI excelente de um programa do Globo Repórter sobre uma pesquisa realizada com indivíduos que consumiram aveia.

Fontes:
ANVISA: Alegações de propriedade funcional aprovadas. 
UFSC: Aveia.
Aula da minha professora Fabiana Costa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário