terça-feira, 30 de agosto de 2011

Niterói aderiu a campanha Segunda Sem Carne


Desde maio a cidade de Niterói aderiu a campanha "Segunda sem Carne", que ocorreu em um evento realizado no Museu de Arte Contemporânea (MAC) com a parceria da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, além do apoio da prefeitura de Niterói.

Niterói conta com meio milhão de habitantes. Sendo assim, teremos muito trabalho para a divulgação da campanha para todos os moradores da cidade. O plano é envolver escolas, restaurantes, creches, lanchonetes, etc. 

A campanha Segunda sem Carne é internacional e já foi adotada em diversos países da Europa e nos Estados Unidos. Paul McCartney, ex-beatle, é um dos que mais divulga a campanha.


Esta campanha incentiva um dia da semana sem a ingestão de nenhum tipo de carne animal, inclusive peixe e frango. Por qual motivo?

Pelas pessoas: Estudos mostram que indivíduos que seguem uma dieta vegetariana ou semivegetariana possuem níveis reduzidos de colesterol total e LDL, glicemia, pressão arterial sistólica. Além disso, tem menores chances de desenvolverem doenças crônicas não transmissíveis, como a obesidade, diabetes, hipertensão, dislipidemias e até cânceres.

Pelos animais: Atualmente, são mortos cerca de 70 bilhões de animais terrestres por ano no mundo, com a justificativa de que precisamos nos alimentar. No entanto, o reino vegetal é plenamente capaz de encher nossos pratos. Uma alimentação sem ingredientes de origem animal é ética, saudável e sustentável. Assim como nós, os demais animais querem ser livres e ter uma vida normal junto a membros da sua espécie.


Pelo planeta: Segundo a FAO (2009), a indústria da carne é responsável por 18% das emissões globais de gases do efeito estufa, ao passo que todos os transportes somados geram 13%.

O Ministério da Agricultura diz que a pecuária gera diretamente 80% do desmatamento do bioma amazônico, além de 14% em todo o mundo.

Somos quase 7 bilhões de pessoas na Terra e criamos, para nos "alimentar", mais de 30 bilhões de animais (incluindo aves, peixes, camarões e moluscos) que consomem água, comida e recursos energéticos, demandam espaço, despejam detritos, contaminam mananciais, causam erosão e geram poluição atmosférica.

A criação de animais para abate é uma forma insustentável de produzir alimentos, segundo a FAO (2005) para produzir 1 kg de proteína animal são necessários de 3 a 10 kg de proteína vegetal (soja, milho, etc).



MAIS INFORMAÇÕES NO SITE "SEGUNDA SEM CARNE".



Nenhum comentário:

Postar um comentário